quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dia difícil e doloroso

Sabe quando a sua semana começa com o pé esquerdo? Pois é. Se a semana começa no domingo, o meu foi um tanto chato. Não gosto de datas comemorativas, não pelo sentimentalismo que as envolve, mas sim pelo comércio gerado.
O domingo passou. Almoçamos na casa do meu compadre e fomos dar uma volta no shopping (pra variar). Na segunda-feira, fui buscar a irmã da minha sogra, D. Aparecida, para trazê-la ao médico. E na terça, a mesma coisa. Mas na terça, o médico colocou uma sonda nasogástrica para alimentação. A Aparecida estava, aos poucos, se despedindo da vida...
Irene (cuidadora) e D. Aparecida, uma batalhadora pela vida

Na última quarta, levei a minha sogra pra vê-la na casa dela. Foi um início de noite triste, onde eu via naquele leito a imagem do meu avô, que se foi em dezembro.
Hoje, exatamente 6 meses depois que a irmã mais velha da D. Aparecida partiu (Isaura), a D. Aparecida fechou os olhos para este mundo... Descansou, após 5 anos de sofrimento, prostrada na cama, dependendo de todos até para beber água.


Momentos que deixarão saudades
Por essas e outras, não sei se devo chorar ou sorrir. Sei que perdi o chão ao ver meu marido desabando de tanto chorar, ao ter deixado a tia para ser socorrida no hospital. O mais difícil é achar forças aonde não existem mais forças para servir de "muro de arrimo" para a família. Como eu disse, acho que ela "descansou". Apesar de deixar uma irmã em desespero total e uma família desamparada... Mas o que fazer a respeito dos designos de Deus...
Fico por aqui, com o coração partido, dolorido, mas acima de tudo, confortado pelo amor e misericórdia de Deus.
...